Mundo Bita expande para a América Latina
Mundo Bita cresce 100% em 2017 e expande negócios para a América Latina.
A marca inicia o processo de internacionalização, que inclui músicas e vídeos em espanhol para conquistar novos públicos, estimular o crescimento saudável, o respeito pela natureza e pelas pessoas.
Esse é um dos objetivos do Mundo Bita, cujo personagem principal é um grande cavalheiro de bigode laranja, que brinca com meninos e meninas em músicas divertidas e educativas.
Com um crescimento de 100% no ano passado, a animação, sucesso em conteúdo, eventos e produtos licenciados, agora ganha versão em espanhol e traz ao público latino todo o prazer de seus vídeos, iniciando assim um processo de expansão global.
A paixão dos brasileiros por esses personagens é vista em números. Em 2017, a Mr.Plot, produtora de conteúdo digital e criadora do Mundo Bita, viu seu negócio dobrar, faturando cerca de R$ 3,3 milhões, impulsionado pelas vendas e royalties de produtos e eventos.
A partir deste mês, será a vez do público de língua espanhola provar esse sucesso, com as conhecidas músicas do Mundo Bita ganhando a versão em espanhol, traduzidas pela Miami Productions. O primeiro lançamento será “Nuestra Granjita” – tradução do clássico “Fazendinha”, do álbum Bita e seus Animais – e toda semana serão apresentados novos clipes. “Já temos um álbum pronto e o segundo está em andamento”, revela Chaps Melo, designer, cantor, compositor e um dos criadores do Mundo Bita. “Escolhemos o Ender Zambrano para gravar as versões hispânicas, sua voz é muito parecida com a minha”, diz Chaps.
Nas redes sociais, o conteúdo também será em espanhol. “Queremos começar algo completamente novo, para um público que ainda não conhece o Mundo Bita. Tanto no Facebook quanto no YouTube, vamos contar um pouco da história da Bita e apresentar os personagens que fazem parte desse mundo”, diz Felipe Almeida, um dos fundadores da marca. O sonho de levar o Mundo Bita para outros países surgiu em 2014, quando o personagem ganhou força. “Hoje temos mais de um bilhão de visualizações no YouTube e nos destacamos no Netflix, Discovery Kids, entre outras plataformas, e queremos replicar esse sucesso em outros países pouco a pouco”, comenta o porta-voz.
Assista ao vídeo “Nuestra Granjita”:
Um novo começo
O ano de 2017 foi muito favorável para a Mr. Plot, que viu o faturamento crescer 100% e aumentar em 32% o número de suas licenças, mas para chegar a esse nível, o produtor precisou de muita perseverança e paciência. A mudança só veio em 2016, após cinco anos de trabalho, e é com essa mesma atitude que os parceiros encararão a nova jornada.
“O Brasil é um país continental: cada região tem uma característica própria, o Bita, no entanto, não encontrou muitas barreiras para conversar com pessoas de todo o país, e esperamos que isso também aconteça com os países da América Latina. Estamos mais uma vez começando do zero, o público brasileiro já se identificou com a proposta do Mundo Bita, mas isso não significa que isso acontecerá em outros países, e é por isso que estamos trabalhando com muito cuidado e atenção. Cada versão é avaliada, debatida, estudada para que a essência do Mundo Bita seja preservada. Somos muito incentivados, teremos paciência para começarmos pequenos e crescermos pouco a pouco, assim como foi no Brasil “, afirma João Henrique Souza, um dos fundadores.
Com uma marca mais madura e forte do que antes, a expectativa do Mundo Bita é publicar 50 vídeos em espanhol ao longo do ano e atingir um volume de negócios que pague esse investimento inicial. Em caso de lucro, os sócios prometem reinvestir. O otimismo se deve a boas conversas com o YouTube e também com o Discovery Kids, que atua em toda a América Latina. Além disso, a Mr. Plot espera entrar em outras plataformas nesses países, como Netflix e Spotify.